críticas, ué!!!

Este espaço é somente para Sugestões de comandos para a próxima versão, sugestões para melhorar o fórum e outras sugestões também são muito bem vindas, assim também como as críticas.
Se você tem perguntas sobre algum comando ou dúvidas de programação poste em "DISCUSSÕES GERAIS"

críticas, ué!!!

Mensagempor rubensomar » 18 Fev 2010, 01:19

Olá Eleusmário.
Espero que realmente consiga levar este projeto adiante. Eu programo por hobbie em python já à algum tempo e, apesar disso, fiquei realmente empolgado com o LB. Há que se valorizar a nossa língua.
Senti muuuuuito a falta de operadores matemáticos no LB (seno, cosseno, log(n), bem como funções gráficas (setpoint X,Y cor; setline a,b,cor), ou não consegui localizar na ajuda, fica difícil desenhar gráficos matemáticos sem essas coisas terríveis.
Também percebi o surgimento de diversos erros que não constam da lista de erros. Aí complica.
Tem mais coisas que agora não lembro. Há sim, em alguns casos, não sei porquê, mesmo enviando na pasta o arquivo LBE, os arquivos de complementos (imagem por ex.) e também o EXEClbe, não funfa no outro pc(alguns pc's). Geralmente aparece uma msg dizendo faltar não sei o que, apesar de se enviar todo o recomendado nas instruções da ajuda.
Aqui é o setor de críticas e sugestões. Mas não considero como crítica mas um ínfimo auxílio em que posso contribuir.
rubensomar

Data de registro: 18 Fev 2010, 00:56

Re: críticas, ué!!!

Mensagempor eleusmario » 20 Fev 2010, 08:33

Olá Rubens, nas últimas versões do LB foi inserido um comando denominado Calcule que efetua as operações matemáticas citadas entre outras: valor absoluto, arcotangente, cosseno, antilogaritmo, parte inteira, inteiro, seno, tangente, raiz quadrada e retorno de sinal de um número.
O comando correspondente à função SetPoint X, Y, Cor é Ponto X, Y que desenha um ponto com a cor atribuida à memória reservada CorAtual. Esse mesmo comando também desenha linhas, nesse caso basta informar a palavra LINHA após a primeira coordenada e informar a segunda coordenada, por exemplo:

Ponto X1, Y1, LINHA, X2, Y2

Hoje foi lançada a versão 7 do Logic Basic Free, que contém todas as atualizações do Logic Basic, a seguir link para download:

http://www.logicbasic.net/SetupLB7Free.exe
eleusmario
Site Admin

Data de registro: 09 Fev 2010, 06:30

Mensagempor aoliveira » 20 Fev 2010, 13:36

Simplesmente fantástico esta nova versão, bonito, rápido, sem palavras, parabáns Eleusmário, o LB está fantástico....
Fico feliz com os Meus erros, pois eles me apontam a direção para o acerto.

www.linksinfo.com.br
aoliveira

Data de registro: 12 Fev 2010, 23:31

Mensagempor Fernando Giacomel » 20 Fev 2010, 23:23

Complementando a resposta a pergunta em questão do amigo Rubensomar...
Há sim, em alguns casos, não sei porquê, mesmo enviando na pasta o arquivo LBE, os arquivos de complementos (imagem por ex.) e também o EXEClbe, não funfa no outro pc(alguns pc's). Geralmente aparece uma msg dizendo faltar não sei o que, apesar de se enviar todo o recomendado nas instruções da ajuda.

No dia 22/11/2009 foi lançado uma atualização muito bacana e importante para a linguagem, nessa atualização foi eliminado o ExecLbe do Logic Basic, a partir desta data o Logic Basic compila os programas com extensão .EXE, que são auto-executáveis.
Para ver uma listagem de outras atualizações acesse o site oficial do Logic Basic

Os programas feitos com o LB precisam das dll's do VB pra funcionarem e isso foi um dos motivos que fizeram com que seu software não funcionasse corretamente em certos computadores, por isso é preciso, assim como todos os programas que são distribuídos, utilizar um instalador para seus programas, recomendamos o Inno Setup.
No site do Logic Basic você encontrará um link com o nome Como criar um instalador que vai te ajudar e mostrar quais são as dll's que vai precisar para colocar junto no seu instalador, assim quando alguém for instalar o seu programa as dll's serão instaladas junto eliminando o problema de mal funcionamento.

Até mais, ;)
Imagem
Fernando Giacomel
Site Admin

Data de registro: 09 Fev 2010, 20:29

Mensagempor rubensomar » 21 Fev 2010, 21:03

Ôpa, vou baixar o soft atualizado, Eleusmário. E, aguarde, farei os comentários necessários. Não estranhe. É que os programas que costumo fazer são meio "estranhos" para quem não é do meu ramo. Sou projetista eletrônico: 90% de cálculos, 3% de imaginação criadora e 2% de loucura. Os outros 5% ainda não descobri o que são!
Então, Fernando. Não é bem assim que as explicações da ajuda e o site indicam. Aliás, o site continua cheio de links quebrados, incluindo aí o tutorial para Inno setup. Isso afasta possíveis compradores do soft, por dar a impressão de abandono. E quanto aos .EXE eu ainda não comprei a versão profissional. E a free não disponibiliza. Estou testando se a free consegue me dar programas estáveis antes de comprar a paga.
Abraços aos amigos.
Ps: uma vez um professor de cálculos e projetos (o nome do cara Prof."Phofall") me disse uma coisa muito útil.
"Na área em que você trabalhar, " Divulgue ou morra "". É aquela velha máxima, "a propaganda é a alma do negócio" dita de uma forma mais dura. Mas é uma verdade que eu aprendi à duras penas.
rubensomar

Mensagempor Fernando Giacomel » 22 Fev 2010, 11:57

Olá Rubens,
Puxa, como as coisas estão evoluindo rapidamente heim, rsrsrs... verifiquei e notei que a galera está reformando a página inteira do LB, essa reforma começou de ontem para hoje e isso é muito bom :P . Vamos esperar para ver as mudanças no site ... enquanto isso vou preparar um tópico explicando como criar um instalador e quando estiver pronto colocarei aqui no fórum.

Já a versão free atual compila e gera o arquivo .exe sem problemas, baixe a nova versão e faça o teste, qualquer dúvida a mais é só falar! ;)
Imagem
Fernando Giacomel
Site Admin

Mensagempor rubensomar » 22 Fev 2010, 19:39

Fiz isso ontem mesmo, amigão. Não deu. Fiz o famoso "alô mundo" . Gerei o "executável" e o trasferi para outro pc via bluetoohf (se é que é assim que escreve isso) e apenas obtive um runtime error-arquivo inválido e é o mesmo XP deste pc. Ainda falta alguma coisa. Há sim, claro: o número do run-time é 339.
rubensomar

Mensagempor Fernando Giacomel » 24 Fev 2010, 13:01

Bom dia Rubens,

Ok, vamos lá... o seu problema é muito fácil de resolver, na sua penultima postagem eu tinha entendido que você estava com dificuldade de gerar o arquivo .exe ...
E quanto aos .EXE eu ainda não comprei a versão profissional. E a free não disponibiliza.

... e na verdade você quer fazer com que o .exe que você criou (no caso o seu Alô Mundo) rode em um outro computador. Vamos lá...

Existe duas maneiras, uma é usando o INNO SETUP junto com o Pacote de DLLs (que estarei postando aqui no fórum como fazer isso, até dia 25/02 estará pronto) e a outra é usando o RUNTIME do Logic Basic 7.

Acompanhe... O Inno Setup é um programa que cria um instalador pra você distribuir seus programas, nele, junto com os arquivos do seu programa você coloca o pacote de DLLs do LB e quando alguém instalar seu programa as dlls também serão instaladas e o seu software vai funcionar perfeitamente, tudo em um só instalador (seu programa e as dlls).
Já o Runtime é um instalador que instala somente as dlls necessárias para rodar qualquer programa feito em Logic Basic. Entendeu!

Então se você instalar o Runtime no outro computador que mencionou (aquele que mandou o alô mundo por Bluetooth), verá que seu alô mundo vai funcionar. Eu prefiro usar o Inno setup porque as dlls são instaladas junto com meus programas, mais o runtime também é uma boa opção.

Lembrando que o tuturial "Como criar um instalador" já está disponivel na pagina do Logic Basic, aproveite para dar uma olhada lá.

Espero ter me feito entender, lembre-se estamos aqui para ajuda-lo, caso ainda tenha dúvidas quanto a isso por favor pergunte.

Até mais! ;)
Imagem
Fernando Giacomel
Site Admin

Mensagempor rubensomar » 25 Fev 2010, 01:29

obrigado.
Percebi que o comando Entre, não funciona nesta versão. Foi eliminado ou modificado? Tem outra forma de entrar informações sem usar o EntraTexto, que gera aquele box incômodo? Na função calcule, não consta exponenciação (ex: 1.1442^8). É correto isso ou eu não consegui perceber o comando? Vejo que se faz necessário um tutorial (ajuda) atualizado.
rubensomar

Mensagempor Fernando Giacomel » 25 Fev 2010, 02:26

Olá Rubens,

O comando entre não existe a mais de um ano, acho que mais, no lugar use o Comando Componente, no site está sendo elaborado um tutorial com exemplos que estarão disponiveis em breve.

Bom, o assunto inicial deste tópico foi resolvido e por isso será fechado, novas dúvidas deverão ser postadas no fórum Discussões Gerais.
Imagem
Fernando Giacomel
Site Admin

Retornar para Ouvidoria, sugestões e críticas.